Plataforma cPanel

A plataforma cPanel permite realizar, em um só lugar, controle de aparência, funcionalidades, edições de imagem e vídeo, e muito mais.
cpanel-plataforma

cPanel

Imagine uma empresa com vários setores, mas sem nenhum gerente ou diretor-geral. Provavelmente um caos, certo? É com esse pensamento – só que para sites da internet – que o cPanel foi criado. A plataforma permite realizar, em um só lugar, controle de aparência, funcionalidades, edições de imagem e vídeo, e muito mais.

Comumente chamado de ‘painel de controle dos sites’, o cPanel teve sua primeira versão lançada em 1997 pelo programador John Nick Koston, nos Estados Unidos. Mais de 20 anos depois, hoje a plataforma estima que a cada seis segundos um domínio seja criado em um painel de controle cPanel ao redor do mundo.

Esse gerenciador de sites em WordPress tem como principal vantagem a fácil acessibilidade das ferramentas disponíveis. Tudo é muito prático e intuitivo, o que facilita o trabalho de experientes na área e ajuda a inserir nesse mundo os entusiastas por sites e blogs.

Funcionalidades

Se você tem uma loja on-line, blog ou site de apresentação de serviços, com certeza o cPanel é uma opção a ser cogitada para uso diário. Isso porque o gerenciador traz consigo uma série de funcionalidades que podem ser a diferença entre um pequeno site e um grande negócio ambientado na internet. Veja abaixo as funções disponíveis:

– A criação de sites em WordPress é um dos recursos permitidos pela plataforma cPanel. Para essa funcionalidade, o gerenciador dispõe de ferramentas intuitivas e, inclusive, autoinstaladores que permitem criar seu site de forma rápida e sem dificuldades.

– O backup é outra função essencial disponível no cPanel. Ele permite ter segurança que os dados do seu site estarão sempre armazenados em segurança, permitindo a recuperação completa, caso necessário.

– Utilização de bancos de dados para armazenar o conteúdo do seu site, seja texto, vídeo ou imagens. A criação desse ‘baú’ pessoal é simples e rápida pelo cPanel.

– Assim como em um smartphone, o gerenciador também permite instalar uma série de aplicativosque ajudam a deixar o controle do seu site ainda mais completo. A instalação, uso e desinstalação desses Apps é feita de forma prática. Há aplicativos para criação de landing pages, ferramentas de automação de marketing e muito mais.

 – Outra funcionalidade que merece destaque é opainel de estatísticas de serviços. Afinal, tão importante quanto realizar um trabalho é observar o resultado gerado por ele. Por isso, essa ferramenta permite acompanhar o desempenho do seu site, como o uso do servidor, volume de visitantes, origem do tráfego, páginas mais acessadas e outros detalhes.

Outros recursos

A lista de serviços do cPanel é tão grande que esse artigo ficaria bem maior se todas fossem detalhadas uma a uma. Por isso, destacamos as principais (acima) e mencionamos outros recursos que podem ser encontrados por você no gerenciador de sites. Confere aí:

  • Gerenciador de contas de e-mail;
  • Webmail;
  • Gerenciador de FTP (protocolo de transferência de arquivos);
  • Gerenciador de arquivos (outra opção além do FTP);
  • Diretórios protegidos;
  • Customização de páginas de erro;
  • Criação e configuração de subdomínios;
  • Redirecionamentos;
  • Extensões front-page;
  • Estatísticas de acesso;
  • Logs de erros;
  • Sala de chat para o site;
  • Fórum;
  • Carrinho de compras (essencial para vender on-line);
  • Central CGI (central com vários scripts).

Como adquirir o cPanel

Além de todos os benefícios acima, Talvez o de maior destaque é a facilidade com que se pode obter essa plataforma. Na Sou Rei, por exemplo, o cPanel já vem integrado à hospedagem que você adquire conosco. Por isso, você não precisa se preocupar em buscar comprar o gerenciador de site separadamente. Ou mesmo  o configurar sozinho. Além do mais, nosso suporte está disponível 24h por dia via chat, e-mail ou WhatsApp. Vem com a gente!

Ainda possui dúvidas sobre marketing digital? Acesse a nossa  Central de Ajuda, e confira os nossos artigos!

Conheça mais sobre a Sou Rei.

Veja também

Acompanhe nas redes

Assine a nossa newsletter

Menu